3 Receitas Utilizando Tamarindo

O tamarindo é bastante popular no meu país, apesar de ser originário da África e ser bastante cultivado na Índia, existem diversas receitas trinitenses que utilizam o fruto. Me crie com os sabores e brincando com as sementes, até acessórios eu aproveitava para fazer, como brincos.

POLPA DE TAMARINDO

tamarindo2
Ingredientes: 400g de vagens de tamarindo e 1 1/2 xícara de água quente.

Modo de Preparo:
1. Descascar o tamarindo;
2. Coloca a fruta em um recipiente, adiciona água quente e deixar de molho por 20 minutos;
3. Use os dedos para espremê-los e separar a carne das sementes;
4. Despeje o tamarindo em uma peneira com uma tigela abaixo para separar a polpa. Usando as mãos, mexa e pressione para extrair bem. O que sobrar serão apenas semente, membranas e fibras. Descarte-os.

SUCO DE TAMARINDO

suco

Ingredientes: 2 xícaras de polpa de tamarindo; 8 xícaras de água; 3/4 xícaras de açúcar – utilizei açúcar de coco para ficar uma receita Paleo – (ou a gosto) e suco de 1 limão.

Modo de Preparo::
1. Ferva 2 xícaras de água;
2. Em um recipiente, coloque a polpa de tamarindo e adiciona a água quente;
3. Acrescente o açúcar, o suco de limão e reserve por 4 a 12 horas;
4. Após, adicione 6 xícaras de água e leve a geladeira. Pronto agora é só servir, para ficar ainda mais geladinho, adicione algumas pedrinhas de gelo.

BOLINHAS DE TAMARINDO (doce)

tamarindo3

Ingredientes: 500g de vagens de Tamarindo; 1 1/2 xícara de açúcar; sal (a gosto); 1 pimenta vermelha; 1/2 dente de alho raspado e 2 colheres de sopa de coentro.

Modo de Preparo:
1. Descasque o tamarindo e retire as fibras;
2. Coloca em um recipiente, adicione o açúcar e misture bem;
3. Adicione o sal, a pimenta, o alho, o coentro e misture bem com as mãos para ir separando as sementes também;
4. Faça bolinhas do tamanho, aproximado, de brigadeiro grande e finalize enrolando-as no açúcar.

DICA: as BOLINHAS DE TAMARINDO possuem um sabor agridoce natural, uma opção é guardá-las na geladeira para preparar molhos agridoces. Basta utilizar uma ou duas bolinhas e ferver com um pouco de água até engrossar.

No meu país fazemos o “Doubles“, um sanduíche bem popular, feito de grão-de-bico, pepino raspado e temperado com o molho de tamarindo. De origem indiana, pode-se comer no café da manhã, no almoço ou no jantar. Doubles também é bastante comum ser preparado após uma noite de festa!

Comentários

Veja também